sábado, 3 de janeiro de 2009

Minhocário

Olá Pessoal,

Esse é um post que não tem muito haver com aquarismo, mas é muito útil, pois é fonte de comida para peixes e fonte de substrato especialmente preparado por você, vou mostrar como fazer um minhocário, baseado no minhocário do Minhocasa:

Seguindo este artigo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u440734.shtml

Primeiramente, compre caixas de plástico como estas:


Estas são da Marfinite e suas dimensões são 42,5(C)x34(L)x14(A) cm e volume útil de 15,5L e custaram R$ 51,00 (3 caixas e uma tampa na cor marrom);

Depois faça as marcações dos furos, não precisam ser muitos, pois se forem muitos podem comprometer a estrutura da caixa e, além disso, minhoca faminta consegue passar pelos buracos.


Depois use uma furadeira para fazer os furos em apenas duas das caixas, pois uma caixa que irá por baixo será um coletor de umidade que estiver em excesso e o local onde fica o "biofertilizante", fiz os furos com uma broca de 1/4":


Depois forre com papel picado e folhas, não usei folhas pois estou usando a terra e as minhocas de um minhocário que tinha em uma caixa de madeira, mas é importante que haja folhas também;


Por fim, coloque um pouco de terra com minhocas e faça furos e coloque restos de frutas (exceto as cítricas), folhas, galhos, nunca coloque carne ou resto de alimentos gordurosos. Mantenha a terra sempre úmida (úmida, não encharcada) e coloque a caixa em um local fresco sem a incidência de sol direto.



Divirta-se com a sua criação de minhocas, está é uma excelente prática, pois diminui o volume do lixo, você pode usar as minhocas para alimentar peixes, ou usá-las como isca, o húmus pode ser usado para plantas ou aquários plantados se forem esterilizados e tratados.

É possível fazer este minhocário dentro de um apartamento e este irá ficar sem cheiro, desde que não haja sobrecarga de alimento no início da cultura.

Abraços

4 comentários:

Unknown disse...

suas informações são as melhores, estou iniciando meu projeto e foi fundamental sua colaboração, principalmente para a compra das caixas. Muito bom.

Unknown disse...

excelente informaçoes sobre as caixas.
Mas como demora 50 dias a transformaçao estava pensando em usar 4 caixas .Sera viavel?
Ai quando o humus estiver pronto estarei terminando de encher a quarta caixa e ai começa o sistema rotatorio ou usar 6 caixas intercalando. Mas so der para usar 4 caixas e mais economico.........
um abraço
Navegador

Anônimo disse...

Cara, onde vc comprou esas caixas? moro em cidade pequena e não tem nada disso por aqui, tem alguma loja online que venda?
Valeu!

Gustavo Tokoro disse...

Olá a todos,

Obrigado pelos elogios e comentários.

Como está escrito no tutorial que fiz eu comprei as caixas na loja da Marfinite, em São Carlos, não sei se existe loja virtual que venda esse tipo de caixa, mas deve ter é questão de procurar.

Nunca vi um sistema com mais caixas, mas acredito que deve funcionar, pois todas as minhocas conseguiram passaram pelos buracos que fiz nas caixas e a qualidade do húmus é excelente.

Quem quiser entrar em contato diretamente comigo pode me mandar email: gutokoro @ gmail . com

Abraços